top of page

Quando tirar as fraldas do bebê?    

 

O sucesso da retirada da fralda depende essencialmente da paciência e da persistência da família.

 

As fases de vida de um bebê trazem situações que geram expectativa e ansiedade por parte dos pais, principalmente, dos de primeira viagem. Tudo é novidade. Os primeiros sorrisos, as primeiras papinhas, os primeiros passos até que chega a hora de tirar as fraldas. Esta última, geralmente costuma vir acompanhada de dúvidas. Afinal, existe hora certa para tirar as fraldas do bebê? Quando ele está realmente preparado? 

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o processo da retirada das fraldas não aconteça antes dos 18 meses porque a criança ainda não está preparada. No entanto, a regra não deve ser encarada com muita rigidez. Assim como para falar e andar, cada criança tem o seu tempo de deixar de usar a fralda. De nada adianta se apressar para tirar as fraldas se a criança não estiver preparada. Esta pressa pode ocasionar incontinência urinária ou prisão de ventre. Da mesma maneira, o desfralde tardio também pode trazer problemas futuros para a criança. Todas as crianças apresentam variações no controle das necessidades fisiológicas que dependem da maturidade física e psicológica.

Além da maturidade da criança, é preciso também que os pais estejam preparados para o desfralde, já que o processo exige disponibilidade e paciência. Um dos sinais de maturidade que pode sinalizar para os pais o momento de começar a treinar seu filho é o aviso por parte da criança de que fez xixi ou cocô.

 Para a criança deixar de usar a fralda definitivamente pode demorar de três a seis meses. 

 

Algumas dicas para o desfralde

  • Estimule a criança a sentar no penico ou vaso

  • Leve a fralda suja até o penico ou vaso, ensinando-a que é para isso que eles servem.

  • Elogie, mas sem exagero. Se ela falhar, não insista.

  • Escapes são normais no início. Alguns especialistas garantem que até os cinco, seis nos os acidentes são comuns.

Fonte: Folha Equilíbrio e Revista Crescer.

bottom of page